segunda-feira, 26 de maio de 2014

Avivar visita IFES de Venda Nova do Imigrande/ES, para falar de Estética Afro e Auto Estima.


Missão difícil, diante deuma plateia de colonizadoresde Imigrantes Italianos, porém todas as observações foram muito bem vistas pelos alunos, da região.
No decorrer da palestra foi possivel obervar que um ou outro aluno estava perdido na temática, "ético-racial", pois não era um tema abordado com frequencia no cotidiano escolar.
Percebemos que no inicio das atividades, que foi por meio de asteamento de bandeiras e estudo de cores e sua influencia, no Brasil e no mundo, a curiosidade começou a ser aguçada.
Tive que ouvir de alguns alunos que os mesmos consideran-se apenas "branco", não pertencentes ao mundo de afrodescendentes que era a proposta.
A didática aplicada, foi baseada em valores, opções e avanços no mundo. Como recurso didático utilizamos bandeiras, tecidos, lãs coloridas, vídeos, poesias e concluimos os trabalhos com desfiles "mostras étnicas", a partir das construções e valorizações históricas trazidas pela população Africana, para o cotidiano atual.
Mas o fato é que estamos profundamente agradecidas a direção pedagógica, em especial a Prof.de Artes Maria José, por fazer esta provocação de "Estética Afro", em um ambiente de cultura branca.
Concluindo as atividades propostas foram melhor do que o esperado, pois os alunos apoiaram a iniciativa, propuseram que tenha mais oficinas, no decorrer do ano, participaram ativamente das oficinas, palestras e debates. Entendemos que direto ou indiretamente mechemos com uma estrutura que até então, estava fechada pra um único olhar.
Gratidão imensa a toda direção e alunos que nos acolheram em 2013.

Avivar - Eventos e Serviços, voltados a Estética Afro.

Rozi de Sá e Graça de Sá

AVIVAR

Rua 7 de Setembro, 245-Galeria Boulevard-loja 04-Centro-Vitória/ES
Tel. 27 3222.3822 ou 27 98828.6134 ou 98132.5816.


Nenhum comentário: